Seminário Municipal aborda questões da nova Lei de Adoção
Nesta quarta-feira (13), acontece o 4º Seminário Municipal de Adoção. O evento, promovido pelo Poder Judiciário, visa discutir as questões pertinentes à nova legislação vigente no processo de adoção. Juízes, membros do poder público e da sociedade compareceram ao teatro do Centro Social e Cultural de Brusque para discutir o tema.
Segundo uma das coordenadoras do evento, a assistente social do Judiciário, Luciana Mafra, várias questões em torno da nova legislação, como o cadastro nacional de adoção, são abordadas em encontros dessa natureza. São três palestras que acontecem até o final da tarde, envolvendo temas como ‘famílias e crianças em situação de vulnerabilidade.
O juiz Alexandre Karazawa Takaschima, coordenador de Execução Penal, Infância, Juventude e Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Família de Santa Catarina, informou um número alarmante: em 49% dos casos de adoção, as crianças ou adolescentes são devolvidos aos abrigos por inúmeras situações.
A professora da Unisul, Darlene de Morais Silveira, abordou em palestra a questão das crianças e famílias em situação de vulnerabilidade em Santa Catarina. Darlene comentou principalmente a situação dos abrigos para menores: "Estamos num caminho bom. Porém, isso não significa que tudo está certo. Temos muito a melhorar nessa questão. Auxiliar as famílias em situação de risco diminui o número de crianças e adolescentes em abrigos, esperando por uma nova família".



